voltar

UPH - União Presbiteriana de Homens

 

Moto da UPH: "“Confiança em Jesus, Entusiasmo na Ação, União Fraternal” (CEU)

 

Diretoria da UPH 2015:

Presidente – Pb Roberto
Vice-Presidente – Osavaldo Alvim

Secretário – Pb Sergio
Tesoureiro– Paulo Vicente

 
A União Presbiteriana dos Homens (UPH) é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com os homens de cada igreja local. A UPH funciona como uma forma de convivência entre os homens adultos de cada igreja.
 

O Ministério do Homem Presbiteriano

A atuação dos Homens Presbiterianos pode ser muito ampla, dentro e fora da Igreja.

1.- DENTRO DA IGREJA

• Um dos primeiros objetivos das UPHs é oferecer aos homens oportunidades de companheirismo e confraternização. Assim como as mulheres gostam de encontrar-se com as suas amigas, os jovens com outros jovens, os homens também tem a necessidade psicologia e social de se relacionarem com indivíduos do seu gênero. A UPH proporciona aos homens cristãos a oportunidade de se confraternizarem de maneira saudável e construtiva.
• A UPH dá aos homens da Igreja a oportunidade de cultivarem a sua vida espiritual ouvindo preletores, estudando as Escrituras e orando.
Exemplos de Temas para estudos bíblicos: Jó – A história de um homem que defrontou-se com a adversidade; Daniel - Como manter-se leal a Deus no meio das pressões da sociedade; Lições sobre a vida no livro de Provérbios; Estudo de relacionamentos masculinos em I Samuel; Epistola aos Galatas – A liberdade do homem cristão.
• Os homens também podem aprender sobre suas necessidades específicas: como relacionar-se melhor com a esposa e os filhos, como lidar com tentações (área sexual e outras), como enfrentar problemas no trabalho e na vida financeira, como lidar com os desafios de diferentes faixas etárias (meia-idade, maturidade, velhice).
• Outras atividades: Cursos de treinamento de liderança; café ou jantar mensal; palestras sobre temas que interessam os homens; auxilio a homens da Igreja que estão procurando emprego, estão passando por dificuldades várias, estão sozinhos, etc.
• A UPH deve ainda atuar na vida mais ampla da Igreja. Os objetivos da Igreja devem ser também os objetivos da UPH.

2.- FORA DA IGREJA

• Área missionária: a UPH pode envolver-se com atividade de cunho evangelístico (visitas, testemunhos, distribuição das Escrituras e literatura cristã) em presídios, hospitais, asilos, ruas e outras instituições.
• A área de assistência social também é muito apropriada para o trabalho dos homens: recolhimento e distribuição de donativos (em parceria com a Junta Diaconal), visitas e apoio a pessoas necessitadas, trabalho voluntário em instituições sociais. Outros exemplos: Construção de casas para pessoas pobres; banco de materiais de construção (oriundos de reformas) e de móveis usados; captação de recursos para causas sociais ( churrasco, jantar, almoços, etc.); doação de sangue, etc.
• Atividade missionária, plantando Igrejas em cidades, bairros próximos a sua Igreja, evitando que se gaste dinheiro com missionários nas proximidades.
• Oferecer voluntariamente as instituições educacionais, para fazer ou promover palestras educativas sobre temas atuais.

Rev. Dr. Alderi Souza de Matos
Organização do Trabalho Masculino na IPB

 
Link para o portal da UPH na IPB: http://www.ipb.org.br/uph/portal/